SPREAD ou TAEG..?

Atualizado: Jan 17


SPREAD ou TAEG? Na análise de um crédito a habitação qual é o dado a analisar com maior cuidado?


Confira em baixo e veja o que significam a TAN, a TAEG e o SPREAD Bancário.


A compra de uma casa é um grande passo.


Por isso, o processo de seleção do crédito habitação, bem como a instituição onde será contratado deve merecer a maior atenção e cuidado.


E ao contrário do que se julga, o spread bancário não é único fator de referência.

Ao comparar as diferentes soluções, terá de analisar diversos elementos, nomeadamente, as taxas de juro (TAN e TAEG) e o SPREAD.


· TAN

A TAN (Taxa Anual Nominal) é uma taxa que se aplica a todo o tipo de créditos e aplicações financeiras que envolvem o pagamento de juros.

No crédito habitação, quando a taxa é variável, a TAN corresponde à soma da Euribor com o Spread.

A TAN é sempre numericamente menor do que a TAEG, no entanto, não serve como termo de comparação por não incluir impostos e outros encargos com o crédito.


· TAEG

A TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) engloba a TAN e ainda outros encargos cobrados pela instituição de crédito (comissões bancárias, custos dos seguros, despesas processuais e o próprio Spread).

No caso de se tratar de um crédito com garantia hipotecária, também são incluídos nesta taxa os impostos e emolumentos relativos ao registo da hipoteca.

Enquanto medida do custo total do crédito para o cliente, a TAEG é o indicador, por excelência, de comparação de diferentes propostas de crédito à habitação.


· SPREAD

O Spread é uma percentagem que representa a margem de lucro do banco e é definido contrato a contrato consoante vários fatores.


Variáveis como:

  • O historial de crédito do cliente;

  • A relação entre o cliente e o banco;

  • A percentagem do valor do imóvel financiada;

  • A subscrição, por parte do cliente, de outros produtos da instituição, tais como cartões de crédito ou seguros, ou até a domiciliação do ordenado são capazes de baixar (ou aumentar) o Spread contratado.


Em resumo, por abranger todos os elementos obrigatórios no crédito à habitação, a TAEG é a melhor variável para aferir o custo real do empréstimo, ou seja, quanto irá pagar pela quantia pedida.


Ao seu serviço..!


Promovemos relações de confiança