O que é o Seguro de Condomínio? e as suas vantagens...


De acordo com a lei, todas as frações são obrigadas a ter um seguro que cubra risco de incêndio, quer quanto às frações autónomas, quer relativamente às partes comuns.


Muitas pessoas, até porque assim são orientadas no momento em que contraem um crédito à habitação, acabam por ter o seu próprio seguro.


Esta situação, obriga a que, todos os anos, o administrador de condomínio tenha de verificar se todos os moradores estão em cumprimento.


Para facilitar este processo e porque possibilita um maior leque de cobertura, por um valor quase sempre inferior, é preferível optar por um seguro de condomínio, ou seja, um seguro coletivo, através da contratação de uma apólice multirriscos condomínio.


O que é o seguro de condomínio?

Um seguro de condomínio visa garantir a cobertura dos danos causados ao imóvel.

Mas, em vez de o fazer fração a fração, fá-lo para a totalidade do prédio.

Este seguro pode ser contratado pela administração do condomínio, devidamente mandatado pela assembleia de condóminos.


Ao contratar um seguro multirrisco condomínio, ficam, simultaneamente, salvaguardadas todas as partes comuns e cada uma das frações autónomas do condomínio.


Para além de mais barato, este seguro tem a vantagem de ser mais rápido na resolução de sinistros, pois apenas está envolvida uma companhia de seguros e evita-se que uma seguradora tente livrar-se das responsabilidades, passando a bola para outra companhia.


O que está coberto pelo seguro de condomínio?

O seguro multirrisco condomínio, tem coberturas muito idênticas ao seguro multirriscos habitação. Assim, podem estar cobertos os riscos de:

  • Incêndio, queda de raio ou explosão (obrigatórios por lei);

  • Danos por água (normalmente facultativo);

  • Furto ou roubo (desde que haja participação às autoridades);

  • Tempestades, inundações e aluimento de terras;

  • Responsabilidade civil;

  • Inexistência provisória da habitação;

  • Demolição e remoção de destroços;

  • Fenómenos sísmicos (igualmente facultativa e com uma franquia mínima de 5% do capital seguro).

Além destes, o seguro pode também cobrir os danos causados no recheio do condomínio.


Principais vantagens do seguro de condomínio

O seguro de condomínio é mais simples e rápido de acionar, relativamente a um seguro multirrisco habitação individual, contratado por cada condómino, especialmente em relação aos problemas ocorridos nas partes comuns do prédio.

Além disso, é mais barato uma vez que está a ser adquirido por um grande grupo de pessoas e o valor fica automaticamente diluído. A poupança pode chegar aos 60%, quando comparado a um seguro individual com exatamente as mesmas características!

Uma outra vantagem é o facto de normalmente não correr o risco de complicações e atrasos nos pagamentos, inerentes à implicação de franquias e coberturas quando existem vários seguros diferentes.


Uma nota importante

Este seguro só pode ser contratado se, pelo menos 50% das frações do prédio, o subscreverem. Nesta situação, cada condómino paga uma parte do prémio, proporcional à sua fração que fica imediatamente segurada.

Perante os condóminos que não subscreverem este seguro, mantém a obrigatoriedade de contrair o seguro obrigatório individual de habitação e a fazerem prova do mesmo anualmente à administração do condomínio.



Kazas.pt - imobiliária


ao Seu Serviço!