Soluções para mudar azulejos em casa!
Existem duas grandes soluções para alterar o visual dos azulejos, sendo elas as técnicas de cobertura e a técnica de substituição.

A. Técnicas de cobertura
Estas técnicas baseiam-se na reformulação das zonas de azulejo existentes com premissa principal de não retirar os azulejos existentes, minimizando as obras necessárias com a intenção de encontrar uma solução mais rápida.
A1. Colocação de novos azulejos sobre os existentes
A alternativa mais rápida para manter o azulejo como acabamento final.
É necessário ter muito cuidado ao optar pela colocação de azulejos sobre azulejos, pois antes de passarmos para a remodelação temos de ter atenção a inúmeras variáveis, nomeadamente a profundidade da parede e as guarnições.
Estes fatores devem ser analisados por um profissional no local e, se possível, executados pelo mesmo, para evitar que eventuais problemas não acabem por encarecer a obra.

Como fazer?
1º Passo – Aplicação de cola própria para assentar azulejo em cima de azulejo
Mistura-se uma quantidade de cola e aplica-se uma camada grossa e uniforme sobre a superfície de trabalho, usando uma espátula dentada
2º Passo – Aplicação de cola em cada azulejo
Mistura-se uma quantidade de cola, conforme necessário, e aplica-se uma camada fina e uniforme atrás de cada azulejo usando uma espátula. Deve cobrir-se completamente a parte de trás do azulejo
3º Passo – Assentar os azulejos
Deslizam-se os azulejos no lugar ao longo da superfície, posicionando-os de acordo com o seu arranjo desejável
4º Passo - Betumar os azulejos
Mistura-se o betume de acordo com as instruções do fabricante e passa-se o material nas juntas dos azulejos, selando-os juntos. Aplica-se o betume entre os azulejos individualmente usando uma espátula
5º Passo - Limpeza
Com água morna esfrega-se qualquer mancha de betume da superfície dos novos azulejos, quando o betume estiver seco
A2. Pintura de azulejos
A alternativa mais prática para quem quer minimizar a obra.
Como fazer?
1º Passo
Limpar bem a superfície a pintar com água e um detergente de modo a eliminar todas as gorduras e sujidades
2º Passo
É aconselhável a aplicação de massa acrílica para preencher todas as falhas existentes. Após este passo aguardar 24 horas
3º Passo
Limpar bem a superfície a pintar com água e um detergente de modo a eliminar todas as gorduras e sujidades
4ºPasso
Usar uma lixa fina para fazer ajustes finais e limpar com um pano seco para retirar o pó
5ºPasso
Preparar a tinta seguindo as recomendações do fabricante. Aplica-se duas demão e aguarda-se o tempo de secagem recomendado entre as mesmas e no final
A3. Estuque sobre azulejo e pintura
Uma alternativa para quem opta pelo aspeto convencional.
Antes...

Depois...

Como fazer?
1º Passo - Preparação da parede para aceitar massas de estuque sem retirar azulejos
Pode aplicar-se um cimento cola de colagem dupla (cimento cola flex).
2º Passo – Aplicação de camada de enchimento/nivelamento
Aplicação de uma camada de estuque com uma colher de pedreiro com aproximadamente um centímetro de espessura. Após tirar pontos de nível, passar com a régua de nivelamento com o biselado molhado para cima para alisar a superfície da camada de nivelamento. Aguardar cerca de cinco/sete dias para secar.
3º Passo – Aplicação de camada de acabamento
Aplicação de uma camada de estuque bem fina, com cerca de três milímetros, para dar o acabamento final. Aguardar a sua secagem.
4º Passo – Lixar e pintar
Usa-se uma lixa fina para fazer ajustes finais e limpa-se com um pano seco para retirar o pó. De seguida, inicia-se o processo de pintura.
A4. Microcimento
A alternativa prática para quem quer material personalizado e moderno.
O Microcimento é um revestimento liso, composto por cimento e polímeros, conhecido pela sua alta resistência e versatilidade.
Bom para aplicar por cima de azulejo, visto que não necessita de qualquer alteração nas superfícies de aplicação, por ter uma elevada capacidade de aderência a qualquer tipo de material.
É um revestimento que se destaca na decoração, por ser um produto artesanal e manual, o que lhe dá características únicas. Personalizável, colorido, com diferentes texturas e formas, é uma opção excelente para dar uma nova roupagem à sua casa.
Como fazer?
1º Passo – Preparação da superfície
A superfície dos azulejos deve ser limpa e livre, assegurando-se que a base está em boas condições e nivelada (se necessário deverá ser utilizado um autonivelante)
2º Passo – Preparação da mistura
O Microcimento é bicomponente: pó (Microbase para preparação das superfícies e Microcimento fino para acabamento) + Resina (líquido concentrado). Estes componentes devem ser misturados nas proporções indicadas pelo fabricante
3º Passo - Sistema de aplicação
Este material, por ser de elevada especificidade, deve ser aplicado por profissionais qualificados, seguindo-se todas as normas do fabricante. O revestimento deverá ser aplicado apenas quando os níveis de humidade não forem superiores a 5%, medidos através de equipamentos específicos.
B. Técnica de substituição
A alternativa que requer mais tempo, mas tecnicamente é mais perfeita.
Como fazer?
Esta alternativa diferencia-se pela necessidade de demolição dos azulejos existentes e da regularização das paredes e pavimentos com argamassa, de modo a receber os novos azulejos.
Trata-se de um método mais moroso e dispendioso, no entanto, é o que garante um acabamento mais aperfeiçoado. Após estes dois passos iniciais seguem-se os passos para assentar o azulejo já descritos anteriormente.
Outro exemplo:
Antes...

depois...

*A elaboração deste artigo contou com o apoio técnico da MELOM TEC.
KAZAS.pt - imobiliária
ao seu serviço!
www.kazas.pt