Despesas na compra de uma Casa!



Impostos


· IMT - Imposto Municipal sobre as Imóveis. (pagamento único)

· Imposto de Selo - Corresponde a uma taxa de 0,8% sobre o valor de aquisição do           imóvel, que consta na Escritura. (pagamento único)

· IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis. (anual)

  Atenção à possibilidade de isenção de IMI. O mesmo sujeito passivo só poderá pedir a     isenção, se não tiver nenhuma outra isenção de IMI a decorrer e caso não tenha             solicitado a isenção mais do que duas vezes.


Registos e escritura

Existe duas Opções: Programa Casa Pronta (iniciativa do Estado) e o programa Casa Simples, Casa Segura (iniciativa dos Notários). Nestes dois balcões, é possível centralizar todo o processo numa só entidade, pagar os impostos, celebrar o contrato de compra e venda e fazer todos os registos necessários.


· Casa Pronta, os custos englobarão a escritura de aquisição e os respetivos registos.       Após a escritura terá o registo já devidamente lavrado.


· Cartório Notarial, terá o custo com honorários pela preparação e outorga da escritura,      atos notariais diversos e os custos com os registos. Nos Cartórios que formalizem as          escrituras no chamado Procedimento Casa Simples, Casa Segura, é o Notário quem          fica responsável pela entrada dos registos de aquisição e hipoteca. Esses registos são      feitos online e podem demorar até 10 dias úteis.


A Certidão de Registo Predial – Esta certidão tem validade de 6 meses e inclui todas as inscrições e descrições prediais em vigor e pode ser obtida online.



18 visualizações