Como limpar juntas do azulejo e mosaico com soluções caseiras?
Vinagre, bicarbonato de sódio e sumo de limão são alguns dos melhores ingredientes para limpar as juntas.

Toda a gente detesta limpar juntas, deixar o espacinho entre os azulejos sem nenhuma sujidade é tarefa muito difícil. Isso porque acumula muita gordura e outros tipos de impurezas nesse espaço.
Só que permitir que essa sujidade se acumule deixa o ambiente com mau aspeto. Além disso, cria condições para proliferar fungos e mofo, principalmente em locais húmidos, como cozinhas e Wc.
Existem alguns tipos de rejunte que possuem ação antifungos e antimofo na fórmula. Outra possível solução é o uso de produtos próprios para sua limpeza. No entanto, as soluções caseiras também dão conta do recado. 6 Formas de limpar rejunte
A dica para evitar limpar rejunte com frequência é manter as regiões com concentração de gordura e umidade sempre limpas, como os banheiros, a cozinha, áreas externas e piscinas. Mantenha o local arejado para evitar mofo e tome cuidado com produtos como óleo corporal e champô. Eles podem até alterar a cor do rejunte. Veja abaixo excelentes soluções caseiras para esse problema.
1. Vinagre Com a ajuda de uma escova de dentes, basta aplicar vinagre de álcool branco e deixar agir por cerca de vinte minutos. Tome cuidado para não deixar secar, pois depois desse tempo é preciso esfregar com um paninho para retirar a sujidade amolecida. Em seguida, enxague com água limpa. O cheiro do vinagre logo se dissipará, mas, se quiser, use um desinfetante para tirar o cheiro do vinagre do ambiente.
2. Bicarbonato e água oxigenada O bicarbonato é outro queridinho da limpeza doméstica, muito eficiente na remoção de manchas. Misture uma parte de bicarbonato de sódio com duas partes de água oxigenada e aplique no rejunte sujo com a ajuda de uma escova de dentes. Esfregue bem e enxague em seguida para retirar os vestígios. Seque bem, pois rejunte molhado é paraíso dos fungos e mofo. Outra ideia é misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com meio limão e aplicar a solução com a ajuda de uma escova de dentes. Depois de cinco minutos, enxague e veja os rejuntes ficarem bem mais limpos.
3. Pasta para limpeza pesada Se os rejuntes estiverem muito sujos, faça uma pasta com bicarbonato de sódio, sabão líquido e sal. Passe por todo o local e deixe atuar por cinco minutos. Depois esfregue levemente com um pano e enxague para retirar vestígios.
4. Produtos sanitários Se os rejuntes que você quer limpar são claros, pode usar a produto sanitário na limpeza diluída em água. Veja se o seu piso pode entrar em contato com esse produto também. Lembre-se que os produtos sanitários não é o mesmo que cloro puro. O cloro deve ser evitado por ter o risco de danificar o rejunte, já que é muito forte.
5. Limão com bicarbonato Essa dica também é para os rejuntes mais claros, pois se for em uma área da casa que apanha sol no piso, o limão poderá deixar manchas nos rejuntes. A dica é simples, só precisa misturar o sumo de um limão com duas colheres de bicarbonato. Com uma escovinha, vá aplicando essa pasta em todo o rejunte. Quando terminar de aplicar, comece a limpar onde começou a aplicação.
6. Limpeza a vapor Se você preferir uma solução mais prática e tecnológica, pode comprar uma máquina de limpeza a vapor e usar o bocal de esponja para ir aplicando em todo o rejunte. A sujidade vai se soltar, então deverá limpar na hora com um pano. Não precisa de produtos químicos nem quaisquer ingredientes caseiros nesse caso.
O que não usar para limpar rejunte Atenção para os produtos que não devem ser usados na limpeza de rejuntes, pois podem provocar manchas, mudar a coloração ou agredir o material:
Sabão em pó;
Produtos para realçar brilho, como cera;
Cloro puro;
Acetona;
Soda cáustica;
Produtos ácidos em geral;
Escovas abrasivas.
KAZAS.pt - imobiliária
ao Seu Serviço!
www.kazas.pt